quem faz?

Jéssica Balbino acredita que pode transformar o mundo em um lugar melhor contando histórias. É jornalista, mestranda em comunicação pelo Labjor/IEL da Unicamp, criadora do Margens, pesquisadora, amante, apaixonada, entusiasta da literatura marginal/periférica/contemporânea brasileira. Viciada em café, saraus, slams, poesia e livros.

Participa com rigor de debates sobre cultura, arte, direitos humanos, literatura, feminismo e periferia. Atua também como produtora cultural, além de ser especializada em jornalismo literário/digital e comunitário. É repórter correspondente do site El Quinto Elemento, no Uruguai e já foi editora do G1. Acredita que o único jeito de realmente reportar algo é vivenciá-lo por inteiro.

Autora dos livros Traficando Conhecimento (Aeroplano, 2010) e Hip-Hop: A Cultura Marginal (Independente, 2006), além de participar como coautora de diferentes obras vinculadas à literatura marginal e ao hip-hop, é membro dos coletivos Frente Nacional de Mulheres do Hip-Hop (FNMH²), Hip-Hop Mulher e Mjiba.

Tem um cachorro chamado Mano, ministra oficinas e palestras sobre jornalismo, hip-hop, literatura marginal e assuntos correlatos e já viralizou na internet após ter o muro pichado, num ato de gordofobia. Já escreveu para veículos especializados como Bocada Forte, Portal e revista RAP NacionalViva Favela, jornal Boletim do Kaos, para o número especial da Revista da Cooperifa e para uma edição do O Menelick – 2º Ato, com reportagem sobre a Livraria Suburbano Convicto, além de uma reportagem sobre o mesmo tema para a Revista Overmundo.

Foi produtora e assessora de imprensa e comunicação do Inquérito entre 2010 e 2016 e das atividades e campanhas ligadas ao grupo desde então. Como a campanha de combate ao álcool “Um Brinde“, a criação do livro #PoucasPalavras e Poesia para Encher a Laje de Renan Inquérito e a criação, produção e comunicação do sarau Parada Poética. Produziu também o documentário “Cada Canto Um Rap, Cada Rap Um Canto’, com Renan Inquérito e Vras77.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

  1. Maria Inês disse:

    PARABÉNS PELO FOCO NA PRODUÇÃO FEMININA !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s