Para celebrar Dia Mundial do Livro, documentário com mulheres na literatura é disponibilizado online

Para celebrar o Dia Mundial do Livro, a jornalista Jéssica Balbino, criadora do Margens e diretora do documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica” liberou para livre acesso o vídeo, que tem 1h de duração e foi gravado também de forma independente.

O filme traz entrevistas de 19 mulheres que compõe um recorte da cena da literatura marginal e periférica, especialmente nos saraus e slams. Entre as entrevistadas estão Elizandra Souza, Mel Duarte, Jenyyffer Nascimento, Luz Ribeiro, Roberta Estrela D´Alva, Juliana Bernardo, Ryane Leão, Lu Sousa, Rose Dorea, Aline Binns, Michele Santos, Janaína Moitinho, Débora Garcia, Raquel Almeida, Viviane de Paula, Lunna Rabetti, Eveline Sin, Anna Zêpa e Luiza Romão.

“O documentário foi um jeito que encontrei, sendo jornalista, de transformar a pesquisa de mestrado em algo que pudesse ser acessado também por quem está fora da academia, que meus pais pudessem assistir e compreender a cena, que outras mulheres periféricas pudessem assistir e se reconhecerem. Foi o primeiro trabalho que evidenciou a produção feita por mulheres nas periferias, tanto na academia, quanto fora dele. Ele possui vários defeitos de captação, som, luz, etc, mas foi feito de forma independente, sem captar R$ 1, sem apoio, na raça”, contou a jornalista.

O projeto recebeu, em 2017, o Prêmio Canela Fina, do Governo do Estado de Minas Gerais. Além disso, foi exibido em mais de 60 lugares diferentes, concursos, rodas de conversa, bibliotecas, eventos literários, unidades do SESC, festivais, entre outros.

“As gravações foram feitas entre 2015 e 2016, mas o projeto de mapeamento e de tentar entender a presença das mulheres nasceu em 2013 e desde que foi exibido pela primeira vez, na defesa do mestrado, fiz questão de circular com ele. Agora, é hora de abrir o acesso e permitir que pessoas de outras partes do Brasil possam ver, possam acessar a produção das mulheres”, disse.

Para além disso, está disponível, neste link, o mapa com as mulheres da literatura marginal/periférica.

Assista o documentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *