Clube do livro para surdos estreia no Sesc Avenida Paulista

Clube do livro para surdos estreia no Sesc Avenida Paulista

No dia 23 de agosto, quinta às 19h30, acontece no Sesc Avenida Paulista o primeiro encontro do projeto LiteraSurda, um clube do livro em Libras que promove a valorização de obras literárias de artistas surdos. Os encontros são mensais e em cada edição são convidados dois artistas para falarem sobre suas vivências e trajetórias. Na atividade que acontece em agosto, as convidadas para a primeira edição são a artista e educadora Isadora Borges e o autor de livros de literatura surda Cacau Mourão. A atividade é gratuita e para participar não é necessário retirar ingresso. Todos os encontros possuem tradução em português para o público ouvinte e contam com a mediação e curadoria de Erika Mota e Sylvia Sato.

O PROJETO

O projeto LiteraSurda é um clube do Livro em Libras, fruto do desejo de valorização da produção literária e artística surda a partir do compartilhamento e troca propostos pelos próprios produtores, protagonistas de suas histórias. Em cada encontro, dois artistas serão convidados a falar de sua trajetória artística literária, bem como sobre suas vivências com a Literatura em si. Os encontros são mediados por Erika Mota e Sylvia Sato, ambas intérpretes de libras atuantes no cenário cultural paulista. A cada mês, uma temática diferente será abordada, a fim de abranger uma gama maior da produção literária surda.

EDIÇÃO DE AGOSTO

O tema do primeiro encontro é “Literatura Visual pela Contação de Histórias”, e para dividir com o público um pouco das experiências com o assunto Isadora Borges e Cacau Mourão contam um pouco de sua trajetória e vivência.

Isadora Borges (SP) é formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP. Atualmente é arte educadora surda do Instituto Tomie Ohtake e especialista em contação de histórias e intervenções culturais. Tem mais de 10 anos de experiência em trabalhos artísticos e mediação em acessibilidade, se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já realizou apresentações teatrais, performances, laboratórios criativos com interação de surdos e ouvintes, palestras e visitas educativas em diversas instituições culturais como Centro Cultural Banco do Brasil/SP, Caixa Cultural, Oca, Instituto Itaú Cultural, Museu da Língua Portuguesa, MIS-SP Museu da Imagem e do Som, Teatro TUCA/SP e em unidades da Rede Sesc SP. Seu repertório artístico literário é formado por contos populares, sempre com apoio de recursos visuais como máscaras, fantoches e criação de cenários.

Cacau Mourão (RS) possui Graduação em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ex-professor de teatro e dança de salão. Autor de dois livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein e A Fábula da Arca de Noé ambos publicados pela Editora Cassol. Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; e coordenador do projeto de extensão “Arte de Sinalizar” – UFRGS.

OS PRÓXIMOS ENCONTROS

27.SETEMBRO – Poesia nos Slams – pesquisas em desenvolvimento

18.OUTUBRO – o Humor do Palhaço Surdo

08.NOVEMBRO – Poesia escrita … Poesia sinalizada: o encontro de dois universos linguísticos

06.DEZEMBRO – HQ e Literatura de cordel

SERVIÇO

LITERASURDA: UM CLUBE DO LIVRO EM LIBRAS

Dias: 23 de agosto

Horário: 19h30 (quinta)

Local: Biblioteca – 15º andar

Ingressos: Grátis – sem retirada de ingresso

Duração: 120 minutos

Classificação etária: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *