Clube do livro para surdos estreia no Sesc Avenida Paulista

No dia 23 de agosto, quinta às 19h30, acontece no Sesc Avenida Paulista o primeiro encontro do projeto LiteraSurda, um clube do livro em Libras que promove a valorização de obras literárias de artistas surdos. Os encontros são mensais e em cada edição são convidados dois artistas para falarem sobre suas vivências e trajetórias. Na atividade que acontece em agosto, as convidadas para a primeira edição são a artista e educadora Isadora Borges e o autor de livros de literatura surda Cacau Mourão. A atividade é gratuita e para participar não é necessário retirar ingresso. Todos os encontros possuem tradução em português para o público ouvinte e contam com a mediação e curadoria de Erika Mota e Sylvia Sato.

O PROJETO

O projeto LiteraSurda é um clube do Livro em Libras, fruto do desejo de valorização da produção literária e artística surda a partir do compartilhamento e troca propostos pelos próprios produtores, protagonistas de suas histórias. Em cada encontro, dois artistas serão convidados a falar de sua trajetória artística literária, bem como sobre suas vivências com a Literatura em si. Os encontros são mediados por Erika Mota e Sylvia Sato, ambas intérpretes de libras atuantes no cenário cultural paulista. A cada mês, uma temática diferente será abordada, a fim de abranger uma gama maior da produção literária surda.

EDIÇÃO DE AGOSTO

O tema do primeiro encontro é “Literatura Visual pela Contação de Histórias”, e para dividir com o público um pouco das experiências com o assunto Isadora Borges e Cacau Mourão contam um pouco de sua trajetória e vivência.

Isadora Borges (SP) é formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP. Atualmente é arte educadora surda do Instituto Tomie Ohtake e especialista em contação de histórias e intervenções culturais. Tem mais de 10 anos de experiência em trabalhos artísticos e mediação em acessibilidade, se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já realizou apresentações teatrais, performances, laboratórios criativos com interação de surdos e ouvintes, palestras e visitas educativas em diversas instituições culturais como Centro Cultural Banco do Brasil/SP, Caixa Cultural, Oca, Instituto Itaú Cultural, Museu da Língua Portuguesa, MIS-SP Museu da Imagem e do Som, Teatro TUCA/SP e em unidades da Rede Sesc SP. Seu repertório artístico literário é formado por contos populares, sempre com apoio de recursos visuais como máscaras, fantoches e criação de cenários.

Cacau Mourão (RS) possui Graduação em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ex-professor de teatro e dança de salão. Autor de dois livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein e A Fábula da Arca de Noé ambos publicados pela Editora Cassol. Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; e coordenador do projeto de extensão “Arte de Sinalizar” – UFRGS.

OS PRÓXIMOS ENCONTROS

27.SETEMBRO – Poesia nos Slams – pesquisas em desenvolvimento

18.OUTUBRO – o Humor do Palhaço Surdo

08.NOVEMBRO – Poesia escrita … Poesia sinalizada: o encontro de dois universos linguísticos

06.DEZEMBRO – HQ e Literatura de cordel

SERVIÇO

LITERASURDA: UM CLUBE DO LIVRO EM LIBRAS

Dias: 23 de agosto

Horário: 19h30 (quinta)

Local: Biblioteca – 15º andar

Ingressos: Grátis – sem retirada de ingresso

Duração: 120 minutos

Classificação etária: Livre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *