Clube de leitura recebe poetas periféricas na Cidade Tiradentes em SP

Clube de leitura recebe poetas periféricas na Cidade Tiradentes em SP

Com curadoria da jornalista Jéssica Balbino, rodas de leitura acontecem no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes

Tem início nesta quarta-feira (8) às 15h o Clube de Leitura  – Ciclo Mulheres na Literatura Periférica, com a poeta Elizandra Souza, na Biblioteca Maria Firmina, no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A entrada é gratuita.

Com curadoria da jornalista Jéssica Balbino, o encontro quinzenal promove troca de textos e rodas de conversa. Neste primeiro evento, será trabalhada a obra da autora Elizandra Souza, que publicou “Águas da cabaça” (2012), “Punga” (2008) e foi organizadora da antologia “Pretextos de Mulheres Negras” (2013) e “Terra Fértil“, de Jenyffer Nascimento (2014).

Motivada pela pergunta “quem são as mulheres da literatura periférica?”, Jéssica Balbino fez um mapeamento que resultou em 425 respostas das mais variadas, vindas de todos os estados brasileiros, com diferentes e plurais mulheres.

Pensando nisso, o Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes vai reunir quatro destas mulheres, expoentes da cena marginal/periférica no Brasil, poetas, slammers e autoras nacionalmente conhecidas, para falar sobre suas obras, vivências e esquemas de publicação e gerenciamento de carreira.

Conheça a autora convidada

Elizandra Souza é jornalista formada em Comunicação Social pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010) e técnica em Comunicação Visual formada pela Etec Carlos de Campos (2014).

Atuou como editora e jornalista responsável na Agenda Cultural da Periferia na Ação Educativa (2007- 2017), no qual recebeu o Prêmio Mídia Livre pelo Ministério da Cultura – Categoria Estadual Local (2009) e também locutora no Programa Agenda da Periferia na Rádio Heliópolis FM (2010-2017).

Atuou como assessora de imprensa das Capulanas Cia de Arte Negra, Noite de Tambores – Umoja e Festival WAPI.

Participou de diversos cursos no Sindicato dos Jornalistas Profissionais de São Paulo como Jornalismo Cultural, Redação Criativa, Redação Criativa Avançado, Assessoria de imprensa, Técnicas de entrevista jornalística,  e Memória, Perfil e Biografia Humana.

Também tem uma atuação como ativista cultural há 16 anos com ênfase na difusão da Literatura Negra e Feminina nas periferias de São Paulo.  Escritora com os livros publicados Punga co- autoria Akins Kintê, Edições Toró ( 2007), Águas da cabaça (2012) e organizadora da antologia Pretextos de Mulheres Negras (2013) e Terra Fértil, de Jenyffer Nascimento (2014).

Idealizadora do evento Mjiba em Ação realizados no CEU Três Lagos nos anos de 2004,2005, 2012,2013 e 2014.

Participou do Festival Internacional de Poesia em Havana (Cuba) em 2016. Realiza cursos e oficinas sobre a visibilidade da Literatura Negra e Feminina.

SERVIÇO

CLUBE DE LEITURA – “Ciclo Mulheres na Literatura Periférica”: Elizandra Souza

Quando: 
Dias 08 e 29/08 (quarta), às 15h
Local: Biblioteca – Térreo
Classificação: Livre
Informações: https://www.facebook.com/events/1625966587530236

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *