Escritora Débora Garcia troca carta com Conceição Evaristo em projeto de ocupação cultural

‘Cartas Negras’ foi retomado pelo Itaú Cultural e poetisa respondeu correspondência da outra autora negra

Desfeita a selagem do envelope, visualizei sua letra miúda e tímida, quebrando um silêncio que se alocou imperativo em meio ao anseio de diálogos correspondentes”. Este é um trecho da carta que a poetisa Débora Garcia escreveu à escritora Conceição Evaristo para a Ocupação Conceição Evaristo, que será lançada no próximo dia 03 de maio no Itaú Cultural.

A proposta é que escritoras negras contemporâneas como Débora Garcia, Elizandra Souza, Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, entre outras, respondam às “Cartas Negras”, projeto criado há décadas pela mineira Conceição Evaristo e outras autoras negras como Míriam Alves, Esmeralda Ribeiro e Geni Guimarães.

“Fiquei muito feliz e honrada com o convite para responder uma correspondência da Conceição Evaristo. Este tipo de troca é muito importante principalmente pelo resgate desse movimento histórico protagonizado por essas escritoras no passado, e que agora, se reavive e ganha continuidade através do diálogo com nós, escritoras que estamos no início da nossa trajetória literária. Poder me corresponder com Conceição Evaristo  através das ‘Cartas Negras’ é um marco na minha trajetória literária.  Participar do resgate dessa história e dialogar com uma escritora que, é referência para mim, e para muitas escritoras e leitoras negras, me faz acreditar que estou no caminho certo com a minha arte, como poetisa, como escritora negra”, destacou Débora Garcia.

Débora Garcia com Conceição Evaristo (foto: Arquivo Pessoal)

Débora Garcia é poetisa, autora do livro “Coroações – Aurora de poemas” criou o Sarau das Pretas, com quem  realiza espetáculos em diferentes espaços e milita em questões ligadas às mulheres negras. Formada em Serviço Social, é também mestre de cerimônias do Sarau dos Refugiados e também realiza oficinas e bate-papos em escolas, centros culturais e equipamentos públicos da assistência social. Agora, partir das respostas, o Itaú Cultural vai fazer um livro, que será entregue à Conceição Evaristo, com as cartas trocadas.

Sobre a Ocupação Conceição Evaristo
A ocupação acontece entre os dias 4 de maio e 18 de junho no Itaú Cultural que apresenta um trabalho dedicado a uma das vozes mais relevantes e necessárias da literatura brasileira contemporânea: a escritora mineira Conceição Evaristo. A mostra marca a 34ª edição do programa Ocupação – que, em 2017, tem como foco apenas a produção de mulheres representativas da arte e da cultura nacionais.

Nascida em 1946, em Belo Horizonte, Conceição compõe sua obra com base no que chama de “escrevivência”, ou a escrita que nasce do cotidiano e das experiências vividas. Em seus romances, contos e poemas, a autora explora sobretudo o universo – a realidade, a complexidade, a humanidade – da mulher negra.

Apesar de escrever desde a juventude, Conceição só se tornou um nome reconhecido no meio literário recentemente. Exemplo disso é o romance Becos da Memória, que a autora produziu a partir de situações vividas e observadas na extinta favela do Pindura Saia, na capital mineira, onde passou a infância e a adolescência. Concluída no final dos anos 1980, a obra foi publicada apenas em 2006, após o lançamento do livro de estreia da artista, Ponciá Vicêncio (2003).

Além de manuscritos, fotos, correspondências e objetos pessoais, a Ocupação Conceição Evaristo traz conteúdos audiovisuais e acessíveis para pessoas com deficiência, e ainda contempla a atuação da escritora no campo da educação – Conceição se mudou de Minas Gerais para o Rio de Janeiro na década de 1970 e, desde então, se dedicou ao ensino.

Serviço – Mais informações sobre a ocupação podem ser obtidas pelo site www.itaucultural.org.br

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s