como escrever com tesão?!

como escrever com tesão?!

Estão abertas as inscrições para o curso como escrever com tesão?!, que ocorre entre os dias 05 a 26 de abril.  Esta é a primeira edição do curso e terá apenas 20 vagas. O curso ocorre em 4 aulas, online e ao vivo, com  duração de 2h cada e emissão de certificado ao final. A curadoria do curso é de Jéssica Balbino e Marina Vergueiro.

Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/curso-online–como-escrever-com-tesao__1166009 

Como escrever com tesão

nós sabemos que essa pergunta ronda a mente de toda pessoa que escreve: estamos fazendo isso com prazer ou só por obrigação?

e vamos combinar que não tem nada mais chato do que fazer algo por obrigação, ainda mais atividades como a escrita, que envolvem a criatividade e um exercício corporal.

nem sempre é fácil encontrar a conexão entre o desejo e o ofício e como diria Nelson Rodrigues: “sem tesão não dá pra chupar nem um picolé” e ninguém aqui quer uma escrita morna

por isso pensamos nesse curso para vocês.

A ideia  é abordar a temática da sexualidade e da relação com o corpo na poesia contemporânea brasileira. Iremos promover discussões sobre questões ainda estigmatizadas pela sociedade a fim de incentivar a livre expressão da sexualidade através da autoaceitação e criação artística, tendo como pano de fundo o desejo.

Durante os encontros, as professoras vão, a partir de seus processos individuais de escrita e de encontro com o próprio corpo e o prazer da escrita, instigar o mesmo nos participantes e trafegar entre a teoria e escrita prática.

Após a apresentação de poemas que abordam temas como bissexualidade, saúde e responsabilidade sexual, hiv/aids, gordofobia e pressão estética, as professoras estimulam os participantes a comentarem suas impressões sobre os textos e como eles incentivam a ruptura com padrões sociais preconceituosos a fim de empoderar autores e leitores.

Em todas as aulas são propostos exercícios criativo em que os participantes escrevem um poema, ou carta sobre como vivenciam sua sexualidade através da relação com seu próprio corpo.


Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/curso-online–como-escrever-com-tesao__1166009 

 

Ementa:

Encontro 1 – meu corpo, minha biografia

Introdução ao curso e às facilitadoras: como chegamos até aqui, nossa trajetória, como o tema do curso perpassa nosso corpo e nossa história

Como a história do corpo de cada pessoa influi na biografia da mesma em consonância/conflito com o próprio desejo

Encontro 2 – Corpo e sexualidade

Interseccionalidade corpo e sexualidade, traumas e superações

Encontro 3 – Cuidado (responsabilidade afetiva, sexual, corporal)

Interseccionalidade da saúde afetiva, sexual e corporal

Encontro 4 – Prazer e êxtase

Corpos e saúdes dissidentes também têm o direito de gozar

Bibliografia geral

Angélica Freitas

Kitty Meira

Luana Carvalho

Tatiana Nascimento

Isadora Bellavinha

Elisa Lucinda

Luna Vitrolira

Tom Grito

Poetas do Gordezine

Malu Jimenez

Marina Vergueiro

Jéssica Balbino

Porsha Olaywola

Rachel Wiley

Isabela Figueiredo

Piê Sousa


Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/curso-online–como-escrever-com-tesao__1166009 

Curadoria e facilitação

Marina Vergueiro é poeta, jornalista e ativista dos direitos das mulheres e antigordofobia. Com poesias publicadas nas Antologias Poéticas dos saraus Sobrenome Liberdade, Verso em Versos e Menor Slam, além da coletânia dos Poetas Ambulantes, lançou em 2020 “Exposta”, seu primeiro livro autoral em que aborda questões que envolvem a saúde afetiva e sexualidade.  Marina vive com HIV/Aids desde 2012.

Jéssica Balbino é jornalista, psicanalista em formação e mestre em comunicação pela Unicamp. É autora dos livros “Gasolina & Fósforo – meu corpo em chamas”, “Hip-Hop – A Cultura Marginal” e “Traficando Conhecimento”, além de ter participado de diversas antologias.  Foi jurada do Prêmio Jabuti e do Prêmio Arte como Respiro do Itaú Cultural, além de apresentadora e editora do podcast #Rabiscos entre 2018 e 2020, fazendo mais de 100 entrevistas com autores contemporâneos, brasileiros e estrangeiros.


Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/curso-online–como-escrever-com-tesao__1166009 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *