O QUE ESTÁ POR TRÁS DO DISCURSO DA OBESIDADE DO DR. DRAUZIO VARELLA NO FANTÁSTICO?

Ontem em cadeia nacional, na rede globo em um programa com grande audiência aos domingos, o Dr. Drauzio Varella atacou fortemente as pessoas gordas como grupo de risco na contaminação do covid19, em um contexto de pandemia mundial, onde milhões de pessoas estão morrendo todos os dias com diversas características.

A pandemia do coronavírus veio definitivamente para mostrar quem são os verdadeiros “grupo de risco” em qualquer pandemia, desastre, ou situação calamitosa que a população dependa da assistência do Estado.

Quem são os que mais são afetados sempre? Quem são os que nunca são atendidos dignamente? Quem são os que nunca podem parar de trabalhar? Quem são os que não podem ficar em quarentena? Quem são os que passam fome? Quem são os indigentes? Dissidentes?

Sinto muito em lhes informar Drauzio Varella, Rede Globo e golpistas, mas o maior grupo de risco dessa pandemia são os mais pobres, os que já não tinham assistência médica, os que vivem amontoados, que sobrevivem de subempregos, os que não tem documentos de identificação, os mesmos que estão morrendo aos montes e não estão entrando nas estatísticas…. são eles!

Mais uma vergonha para nosso país, que já não são poucas, na qual usam tempo e audiência enorme na televisão brasileira para perseguir e amedrontar um grupo enorme da população, as pessoas gordas, que já estão desconfortáveis algum tempo.

Apoiando a gordofobia, que já não é pouco em nossos tempos de pandemia. É de uma irresponsabilidade e falta de empatia gigantesca. O que é que a emissora estrela brasileira ganha com isso? Aliás, esse tipo de reportagem ajuda a quem? Ou o que?

Pensem nas pessoas gordas e seus familiares assistindo essa reportagem… Pensem que somos mais da metade da população e ainda não temos aparelhos, macas, e equipamentos que caibam nossos corpos grandes no sistema de saúde brasileiro. Porque não falam disso?

Quem ganha com esse tipo de reportagem? Quem está por trás desse discurso da obesidade? O que está por trás do discurso da obesidade do Dr. Drauzio Varella no fantástico?

Pensaaa ….

Os únicos que ganham com esse tipo de discurso sensacionalista onde coloca todo corpo gordo como doente são os impérios do emagrecimento, da beleza e saúde.

 

Quer entender mais sobre o mercado da beleza/saúde?

Quer saber mais sobre o Mercado do Emagrecimento?
Quer entender porque esses temas tem relação com a construção do discurso da obesidade?
Então bóra ler:
Tem esse texto aqui:
-Por que a BELEZA é tão importante para as MULHERES? 2018. (Blog/Facebook). Disponível em: http://www.todasfridas.com.br/2018/11/12/por-que-a-beleza-e-tao-importante-para-as-mulheres/

e tem minha tese,

no capítulo 02 – CONSUMOS

Espelho, espelho meu, existe mulher gorda, bela, saudável e que compra como eu?  Nos subcapítulos:

 – 2.3 Mercado do emagrecimento: remédios, shakes, dietas… na página    116 e

2.4 Beleza é igual à saúde, e feiura é doença … página   120

JIMENEZ-JIMENEZ, Luisa, Maria. Lute como uma gorda: gordofobia, resistências e ativismos. 2020. Doutorado (Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea – ECCO) – Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Cuiabá, MT, Brasil. Disponível em: http://lutecomoumagorda.home.blog/tese-de-doutorado-lute-como-uma-gorda-gordofobias-resistencias-e-ativismos/

 

 

 

malu Jimenez

Malu Jimenez é gorda, filósofa feminista, ativista em processo dinâmico, doutora em Estudos de Cultura Contemporânea na UFMT, pesquisa o lugar social do Corpo Gordo Feminino, escritora do livro lute como uma gorda, fundadora do grupo de estudos transdisciplinares do corpo gordo no Brasil, idealizadora do projeto LUTE COMO UMA GORDA, fundadora das redes sociais estudos do corpo gordo feminino, faz parte do coletivo feminista GORDAS XÔMANAS em Cuiabá, Mato Grosso, colaboradora escritora no Todas Fridas.

One thought on “O QUE ESTÁ POR TRÁS DO DISCURSO DA OBESIDADE DO DR. DRAUZIO VARELLA NO FANTÁSTICO?

  • 18/05/2020 em 14:30
    Permalink

    A matéria termina com “cuide-se” e ainda dá dicas de prática de atividade física. Isso implica que toda pessoa gorda é sedentária e que não se cuida. Mais um reforço do estigma, mais uma agressão à nossa existência. Todo dia uma batalha.

    Resposta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: