Em quarentena, Kimani representa Brasil na Copa do Mundo de Poesia pela internet

Em quarentena, Kimani representa Brasil na Copa do Mundo de Poesia pela internet

Poeta do bairro do Grajaú, em SP, disputa Slam Mundial no próximo dia 19 de maio

Em quarentena, a poeta Kimani representa, no próximo dia 19 de maio o Brasil na no Grand Poetry Slam 2020, Le Coupe du Monde, ou a Copa do Mundo de Slam, que ocorre em Paris, na França. Em razão da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), esta é a primeira vez que a disputa ocorre pela internet. Slam é um campeonato de poesia falada iniciado em 1984 em Chicago e atualmente com mais de 200 comunidades no Brasil e representação mundial. 

Kimani foi a campeã do Slam BR em dezembro de 2019 e garantiu a vaga para a disputa internacional. Ela já havia ganhado o Slam SP em 2018. Ela confessa que está ansiosa. 


“Me dei conta de que faltam alguns dias para a ‘mina’ do Grajaú representar o Brasil no campeonato mundial. E essa mina aí sou eu. Me mantive lúcida em todo processo e pegar o troféu me fez chegar nas nuvens mantendo os pés fincados no chão. Quem é da rua sabe! Voltar viva para casa todos os dias e zelar pela vida dos meus é a maior vitória que eu poderia ter”, comenta. 

A poeta lembra que o pai dela não conseguiu chegar em casa vivo. “Meu pai não voltou para casa. Tiraram a vida do meu pai. Ele virou estatística quando eu tinha 15 anos de idade e troféu nenhum traz esse meu amor de volta. Eu já tenho 27, mas me orgulho de fazer parte de um movimento de poesia no Brasil, quando entendo muito bem que nasci num país que oferta um ensino escolar defasado e vazio aos pobres, pretos e periféricos. Sair desse sistema sem estar grávida precocemente, morto ou analfabeto funcional já é uma vitória”, lembra. 

Como os demais poetas que venceram o Slam BR e foram à França disputar o mundial, Kimani almeja a vitória, mas lamenta ter que fazer a participação pela internet em meio à pandemia. “Eu também quero dar esse orgulho para todos. Queria ganhar essa final, trazer um punhado minúsculo de felicidade em meio ao caos. Eu sempre quis ser luz e meu pai dizia que eu era, então acreditei. Mas, parece que é sempre tudo tão difícil. A gente vence no grito, na unha, na força, no suor. Nada vem fácil. As pessoas estão morrendo, o dinheiro apertou e eu aqui torcendo para que o fato de participar de uma copa do mundo pela internet não me prejudique, mas prejudicou todo mundo. Como eu vou fazer o público sentir essa emoção pela câmera? Mas, sou brasileira e não desisto nunca! Prometo dar o meu melhor e isso basta, por ora”, ressalta. 

Sobre Kimani

Kimani, nome escolhido pela poeta e cantora Cinthya da Silva Santos, para os campeonatos de slam – batalhas de poesia falada – significa ‘menina dócil’, mas, foi com versos ágeis e fortes que ela garantiu a mais cobiçada vaga neste esporte no Brasil: a chance de representar o país na Copa do Mundo de Poesia Falada na França (La coupe du monde de slam). 

Nascida no verão de 1993, a poeta do Grajaú – periferia da capital paulista – começou a escrever e fazer poesias aos 7 anos, mas só esteve no primeiro slam em 2017, na zona norte da cidade. Desde então, não parou mais de competir. Entre os campeonatos que já ganhou estão alguns como Slam BR (2019), Slam Flup Rio (2019), Slam SP (2017), Slam BNDES (2017) e edições locais como Slam das Minas, Slam Grajaú, Slam Capão, Slam Guilhermina, entre outros. 

Atualmente, trabalha em textos para o livro “Anahi – a menina com olhos de poesia”, que reúne cartas para os pais, namorados e textos que vieram antes de conhecer as batalhas de poemas e também os que foram escritos depois. 

Na música, Kimani se prepara para uma turnê com a banda Tuyo para o segundo semestre, por diferentes cidades do Brasil. 

Serviço – A participação da poeta Kimani ocorre às 16h de brasília no dia 19 de maio ao vivo. A apresentação pode ser acompanhada ao vivo, pelo zoom, através do link: https://us02web.zoom.us/j/2568171001

Mais informações sobre o evento podem ser vistas pelo facebook do SLAM: https://www.facebook.com/events/228831191705916/

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *