Casal cria ‘Festival Rádio Quarenteninha’ para entreter crianças e ajudar artistas durante isolamento social 

Casal cria ‘Festival Rádio Quarenteninha’ para entreter crianças e ajudar artistas durante isolamento social 

Proposta é gravar programas musicais e poéticos e realizar festival online com apresentações de todas as regiões do Brasil 

Já imaginou um festival de arte para as crianças durante a quarentena? Ele está bem próximo de se tornar uma realidade. Essa é a proposta do Festival Rádio Quarenteninha, idealizado por Leiloka (Leila Vilhena) e Zuca (Aluísio Cavalcante) de Poços de Caldas durante o isolamento social causado pelo novo coronavírus (Covid-19). 

Para eles, o tédio do isolamento social chegou pesado e, do ócio e do desejo de estar perto dos amigos – todos com filhos – eles criaram a Rádio Quarenteninha, um podcast para ‘crianças esquisitas’

Com ao menos três episódios semanais, os artistas, ele músico, ela escritora de livros infantis, gravam canções e poesias, acompanhadas de comentários e interações para as crianças. 

“No início, as canções eram enviadas somente para os amigos via Whatsapp, mas houveram muitos pedidos de compartilhamento e sugestões para que colocássemos em alguma plataforma que fosse acessível a mais pais com filhos em casa durante este período difícil, então, disponibilizamos todo conteúdo via streaming”, disse Leiloka. 

A criação da rádio foi também uma forma do casal pensar para além das próprias redes pessoais e entenderem a realidade de muitas famílias, com pais em homeoffice e crianças com as aulas suspensas e confinadas em casas e apartamentos. “Essa situação muito tensa vivida em tempos de Covid-19 nos mobilizou mais ainda para fazermos um programa de verdade e que pudesse ser acessado por mais pessoas”, contou Zuca. 

As crianças aprovaram o projeto e muitas, como a Ana Isabel, de 8 anos, de Pirenópolis (GO) apoiam a iniciativa. “Eu estou aqui em Pirenópolis, como vocês já sabem e gostei bastante das músicas. Uma eu já conhecia e por isso gostei mais, a segunda eu ainda não conhecia, mas também gostei. Muito obrigada por todas as músicas que vocês mandam nestes dias. Até a música de amanhã”, disse. 

Também o Pedro, de 8 anos, fez um desenho especial para a Rádio Quarenteninha e fez questão de avisar. “Quero vocês no meu castelo”. 

 

Festival Rádio Quarenteninha 

Como forma de valorizar não só as crianças, mas promover entretenimento de qualidade e valorizar os artistas, que são, talvez, uma das pontas da cadeia de produção mais afetadas pelo isolamento social, haja vista que tiveram todos eventos cancelados, são autônomos e estão sem condições de trabalho,o casal criou o Festival Rádio Quarenteninha. 

O Festival será realizado durante um final de semana em maio e artistas de todas as regiões do Brasil serão convidados, totalizando seis apresentações, uma de cada canto do país. 

As transmissões serão feitas via streaming e disponibilizadas, gratuitamente, pelo Instagram da Rádio Quarenteninha. 

Serviço – O Festival Rádio Quarenteninha está com financiamento coletivo aberto e as contribuições podem ser feitas pelo link https://apoia.se/festivalquarenteninha 

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *