Casa Travessia estreia cineclube gratuito em São Paulo, SP

Casa Travessia estreia cineclube gratuito em São Paulo, SP

Primeira obra a ser exibida é “Tomates Verdes Fritos” nesta quinta-feira, às 19h

No próximo dia 12 de março às 19h a Casa Travessia lança o Cine Travessia, com a exibição gratuita do filme Tomates Verdes Fritos. A ação marca o início de atividades culturais gratuitas oferecidas pelo espaço em 2020. Após a sessão, há uma roda de conversa sobre o filme. 

Proposta é criar espaço de acolhimento em meio ao caos de São Paulo e oferecer aconchego como ‘estar em casa’ no ambiente-espaço da casa e programação abre ciclo mensal de exibição gratuita de filmes seguidas de conversas sobre as obras cinematográficas. 

 

A escolha do filme, conforme conta Rejane Moreira, gestora da Casa Travessia, atravessa o momento social e também a história pessoal.

“Eu assisti esse filme na juventude e ele forjou muito minha personalidade e me ajudou a olhar para questões que eu ainda não tinha percebido. Muitas das pautas que o filme trata como racismo, sororidade, violência doméstica, eram pauta que àquela época não estavam na mesma, como hoje. Eu lembro que saí da sessão e aquilo reverberou por muito tempo”, contou.

Para ela, ao mostrar o filme para as filhas, se reencontrou com a temática e com o as questões que a própria casa busca evidenciar.

“Eu acredito que ele traz muito dos temas e das questões que abordamos aqui, como feminino, amizade entre mulheres, causas LGBTQIA+, racismo, entre outros”, destacou. 

 

sobre o filme

O filme de 1991, dirigido por Jon Avnet, se passa em duas épocas diferentes. Começa nos anos 90 com Evelyn Couch (Kathy Bates), uma dona de casa insatisfeita com sua vida, indo visitar uma tia de seu marido no asilo. Lá ela conhece Ninny Threadgoode (Jessica Tandy), uma animada senhora que lhe conta a história das amigas Idgie (Mary Stuart Masterson) e Ruth (Mary-Louise Parker), passada nas décadas de 1920 e 1930. Idgie era tida como a “rebelde”, sempre dona de si. Já Ruth era mais “certinha” e quieta. Mesmo sendo completamente diferentes, as duas criaram um incrível laço de amizade.

Com drama, comédia e emoção, a película mostra a cultura do sul dos Estados Unidos e também aborda assuntos como violência doméstica, racismo e machismo, usando de personagens femininas fortes e inspiradoras. 

sobre a Casa Travessia
A Casa Travessia foi criada em 2019 por uma família de quatro mulheres e funciona como 

um oásis em meio ao caos paulistano e abriga, além de uma loja colaborativa com 18 marcas – sendo 15 delas  geridas por mulheres e com produtos feitos manualmente, com mão de obra local, atemporais e sem obedecer coleções – um espaço de coworking, salas para eventos, exposições e agora, uma agenda cultural também voltada a temas e produtos que envolvem o universo das mulheres. 

Serviço:
Cine Travessia
Quando: quinta-feira (12) às 19h
Onde: Casa Travessia
Endereço: Alameda Santos, 2528, Jardim Paulista
Ingresso: gratuito – sujeito a lotação
Acessibilidade: há escadas no local 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *