Podcast #Rabiscos anuncia temporada especial sobre reportagens literárias 

Podcast #Rabiscos anuncia temporada especial sobre reportagens literárias 

Jornalistas como Allan de Abreu, Chico Felitti e Plácido Berci foram entrevistados

Estreou na última terça-feira (16) a temporada Reportagens Literárias do #Rabiscos, o podcast literário do Margens, apresentado pela jornalista Jéssica Balbino e pelo escritor Tadeu Rodrigues.

Os programas, gravados em Poços de Caldas, contam com participação de jornalistas de diferentes partes do Brasil e que escreveram livros sobre os mais variados assuntos e personagens.

Entre os convidados da temporada pôde-se destacar o jornalista Allan de Abreu, autor do livro “Cocaína – Rota Caipira”, sobre a rota do narcotráfico no interior do Brasil, Cristina Serra, autora de “Tragédia em Mariana”, sobre o crime ambiental na cidade mineira, o repórter esportivo Plácido Berci, autor de “Nuvem de Terra”, sobre a experiência como o primeiro repórter esportivo brasileiro a viver no Quênia, no período que precedeu as Olimpíadas no Brasil e ainda Chico Felliti, autor de um dos maiores vidais do país, a reportagem sobre Ricardo, que ficou conhecido maldosamente como o “Fofão da Augusta” e também Adriana Negreiros, autora de uma biografia sobre Maria Bonita, justiceira ícone do sertão nordestino, entre outros convidados.

“O mundo do jornalismo é literário em todas as suas acepções por excelência. A importância de a gente, através do podcast, colocar em evidência a observação que grande matérias jornalísticas fazem, destacando histórias ricas e interessantes da sociedade anônima ou não, é crucial para o movimento das reportagens literárias se expandirem em outras formas de comunicação”, comentou Tadeu Rodrigues.

O lançamento da temporada, que é a segunda temática do podcast  – a primeira foi ao ar em março e apresentou apenas mulheres em diferentes áreas da literatura como indígena, portuguesa, erótica e negra e transsexual – se dá no mês de abril porque é quando comemora-se o Dia do Jornalista.

“Foi uma forma que encontramos de valorizar a reportagem literária e organizar as conversas com repórteres tão interessantes e intensos, que se lançam em buscas de repostas sobre temas como ditadura, holocausto em presídios, personagens peculiares, tráfico de drogas, esportes em outros países, personagens icônicos do imaginário popular, desastres ambientais, entre outros. Foi uma chance de ouvir e aprender estas pessoas que são inspiradoras e que fazem não só literatura, mas jornalismo. Tivemos a chance de nos voltar para histórias que nos circundam, mas que foram incrivelmente bem contadas”, destacou Jessica Balbino.

Serviço – Os episódios são lançados semanalmente em todas as plataformas de streaming. Para acessar: www.margens.com.br/podcastrabiscos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *