#LivrariaMulherio, especializada em livros escritos por mulheres, é inaugurada em Poços de Caldas

#LivrariaMulherio, especializada em livros escritos por mulheres, é inaugurada em Poços de Caldas

Inauguração da #LivrariaMulherio é parte da programação do Flipoços e ocorre através da iniciativa Mulherio das Letras

O Mulherio das Letras, movimento criado em 2017 para valorizar a expressão da palavra escrita e oral das mulheres brasileiras, inaugura, no próximo dia 26 de abril às 18h a #LivrariaMulherio, no espaço Belistrô, em Poços de Caldas (MG). A ação é parte da programação da 14ª edição Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços, que neste ano ocorre entre os dias 27 de abril a 05 de maio no Espaço Cultural da Urca, com entrada gratuita.

O projeto da #LivrariaMulherio é coordenado pela escritora Silvia Schmidt, que também é mediadora de encontros e bate-papos no Flipoços e tem como objetivo aproximar as autoras em uma cidade que faça conexão com capitais como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Rio de Janeiro (RJ). Além disso, Poços de Caldas é onde ocorre também o Flipoços, que, anualmente, recebe ações do coletivo em sua programação, como neste ano, o lançamento de uma antologia de poemas feito para crianças.

O projeto da livraria conta inicialmente com um acervo de 100 diferentes títulos e autoras, que poderá ser ampliado após a inauguração.

“A motivação [para montar a livraria] se deu com a intenção de aproximar as autoras de uma cidade central entre SP, BH e RJ, dar visibilidade às mesmas, além de criar facilidades de circulação e distribuição de suas obras. Muitas escritoras são referências no meio intelectual, premiadas, curadoras e outras iniciantes e que encontrarão local apropriado para terem em vitrine suas criações em literatura de todos os gêneros. Poços de Caldas foi escolhida também por ser uma cidade festiva, turística e que recebe anualmente escritores nacionais e internacionais para a sua Flipoços e ganhará assim esta livraria temática, que é uma tendência da atualidade”, comentou Sílvia Schmidt.

Esta é a primeira livraria a ser criada a partir da iniciativa Mulherio das Letras, que possui adesão de mais de seis mil mulheres que vivem no Brasil e também no exterior e que, desde 2017, se propõe a discutir as questões da mulher nas áreas de arte e cultura. O coletivo teve seu início em grupos formados nas redes sociais, com eventos presenciais e encontros nacionais que já ocorreram em João Pessoa (PB) e Guarujá (SP), além de encontros paralelos, que acontecem de modo espontâneo em diferentes festivais, lançamentos e também a organização de antologias de prosa e poesia.

“Agora teremos um espaço físico para receber e vender estas obras, bem como realizar pequenos eventos”, acrescentou Sílvia.

Ainda de acordo com ela, o evento de inauguração, que ocorre na véspera da abertura oficial do Flipoços, terá lançamentos, presenças de autoras com seus livros para vendas, tarde de autógrafos e leitura.

Para a curadora e organizadora do Flipoços, Gisele Corrêa Ferreira, a inauguração da #LivrariaMulherio é um momento para ser celebrado. “Poços de Caldas é uma cidade literária e temos consciência de que o Flipoços fomenta muito essa cena. É uma honra imensa sermos parceiros desta inauguração, bem como da livraria. Nossa programação conta com lançamentos e mesas que estão diretamente ligadas à iniciativa do Mulherio das Letras e em 2020 trabalharemos com o tema ‘Mulher e Literatura: da poesia ao poder’, então, é como se já antecipássemos essa valorização das mulheres que escrevem. Estou muito feliz”, destacou.

O Flipoços é realizado pela GSC Eventos Especiais. Em 2018, o festival recebeu o troféu de vencedor na categoria Cadeia Produtiva do Prêmio IPL – Retratos da Leitura 2018. O Flipoços 2019 conta com o patrocínio do DME e Café Três Corações, com o apoio das entidades Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Instituto Pró-livro, Embaixada de Portugal no Brasil e Instituto Camões. Parceria Cultural Sesc e Senac Minas.  Mais informações, sobre ingressos, programação completa e guia virtual podem ser obtidas no site www.flipocos.com e telefone 35 3697 1551.

Serviço
Inauguração #LivrariaMulherio

Quando: 26 de abril às 18h
Onde: Belistrô – Endereço: R. Pref. Chagas, 296 – Centro, Poços de Caldas – MG

1 comentário


  1. Grata amigos da cidade sulfurosa, da curadoria da Flipoços na pessoa de Gisele , e em especial às Mulheres escritoras, editoras, jornalistas das Letras, eu super feliz com esta oportunidade ! Grata também aos parceiros do espaço Belistrô por terem realizado esta parceira significativa em local aprazível , aconchegante de modo a acrescentar-lhes nossos tão valorosos livros. Viva , teremos vitrine.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *