“O que acontece quando um homem cai do céu”, da nigeriana Lesley Nneka Arimah chega ao Brasil pela editora Kapulana

“O que acontece quando um homem cai do céu”, da nigeriana Lesley Nneka Arimah chega ao Brasil pela editora Kapulana

Evocativo e provocativo, o livro, já em pré-venda, traz questões como maternidade, relação mãe e filha, sacrifício, o peso da feminilidade, afrofuturismo, amadurecimento e violência

 

Em seu livro de estreia, O que acontece quando um homem cai do céu, a escritora Lesley Nneka Arimah desenvolve, em doze contos, diversas formas literárias que abrangem o insólito, a distopia, as memórias da guerra na Nigéria, as relações complexas entre mãe e filha, a convivência humana com as tecnologias,  a infância e o embate entre as tradições de seus familiares e o cotidiano na América, muitas vezes com uma visão afrofuturista. Lesley nasceu no Reino Unido, viveu na Nigéria e agora mora no estado de Minnesota, nos Estados Unidos. A obra original foi publicada nos Estados Unidos, na Inglaterra e na Nigéria, em 2017, com o título What it means when a man falls from the sky, fazendo com que a escritora ganhasse o prestigiado “Kirkus Reviews Prize”. O livro será lançado no Brasil pela Editora Kapulana em julho e já está em pré-venda.

O foco de Arimah é na construção do enredo que permeia a originalidade de contar surpreendentes histórias. Sua habilidade narrativa é fascinante em textos concisos que abordam as relações humanas. Elogiada por diversos jornais e revistas internacionais, Arimah aborda o rompimento da rotina e a vulnerabilidade de seus personagens. Destaque para o conto “Luz”, vencedor do “Commonwealth Short Story Prize for Africa”, onde o relacionamento entre mãe e filha é posto em xeque. A mãe, a distância, desafia a educação dada pelo pai, que permaneceu com a filha na Nigéria, e acredita que a menina deve se mudar para os EUA com ela, longe do patriarca. Outro marcante enredo está em “Glória”, ganhador do “O. Henry Prize”, prêmio promovido pela editora Anchor Books. A história se passa nos EUA, e conta a história da nigeriana Glória que, desde o nascimento, parece ter sido marcada pelo destino para conviver com o azar, até conhecer o conterrâneo Thomas, um homem de sorte. Diante da oportunidade de escolher o “caminho certo”, a protagonista tem que se questionar sobre o que é o azar, o que é a sorte, e como suas opções a levaram para um polo ou outro.

Evocativo e provocativo, O que acontece quando um homem cai do céu anuncia a chegada de uma autora com capacidade narrativa extraordinária, uma nova voz da literatura contemporânea. O The Washington Post, na resenha da jornalista Tayla Burney, destacou: “A voz de Arimah é vibrante e nova, os assuntos que ela traz são, ao mesmo tempo, oportunos e atemporais. Este é um volume raro que fui forçada a colocar nas mãos de amigos dizendo ‘Você tem que ler isso’”. Segundo o The New York Times Book Review, o livro é “estranho e maravilhoso. Uma contadora sagaz, oblíqua e provocativa, Arimah consegue encaixar a história de uma família em poucas páginas, e inventar parábolas utópicas, fábulas mágicas e cenários aterrorizantes”.

Com lançamento em 12 de julho de 2018, O que acontece quando um homem cai do céu é o segundo livro de autores das literaturas africanas de língua inglesa que a Kapulana lança neste ano. Em maio, a editora publicou o romance Esperança para voar, da jovem escritora Rutendo Tavengerwei, do Zimbábue, e em novembro será a vez do livro de memórias Um dia vou escrever sobre este lugar, do queniano Binyavanga Wainaina.

“O povo negro sempre teve suas contadoras de histórias. Lembro-me de Dona Rosa, minha saudosa e enérgica avó, tecendo suas narrativas para uma plateia de netos um tanto atônita, um tanto maravilhada. Boas contadoras de história têm a capacidade de mover nossos sentidos com suas vozes. Foi exatamente assim que me senti ao ouvir Lesley Nneka Arimah. Sim, porque ainda que escrita, é uma voz que se escuta, e que faz com que muitas outras sejam escutadas, e às quais não há como se passar incólume. Vozes negras de um feminino diaspórico, que sempre chegando ou partindo de algo (uma pessoa, uma lembrança, um país, um medo) criam territórios imaginários, emocionais, familiares que nos transportam para o centro da ação. Uma negritude não- maniqueísta, onde não só a poesia e a virtude, mas também a crueldade de mulheres que se encontram dentro de sistemas com os quais tem que contracenar, e dos quais não conseguem escapar, estão expostas. Sombras de passados, luzes do presente, adestramento de cabelos e caráteres aos quais desde muito cedo mulheres negras são submetidas. Sem ranço, com ironia, humor e um tanto de imaginação fantástica que nos faz tirar os pés do chão (e cá pra nós, estamos precisando)”, comenta a atriz-MC Roberta Estrela D´Alva, que assina a orelha do livro.

 

****

SOBRE A AUTORA

Lesley Nneka Arimah, de origem nigeriana, nasceu e cresceu no Reino Unido, mas viveu em outros países, como a Nigéria, onde seu pai trabalhava. Hoje, mora em Minneapolis, nos Estados Unidos. O que acontece quando um homem cai do céu foi lançado em 2017 nos Estados Unidos, no Reino Unido e na Nigéria.

A obra recebeu vários prêmios importantes, como o “Kirkus Reviews Prize”, (categoria Ficção, 2017), o Young Lions Fiction Award, promovido por The New York Public Library, premiação que celebra os autores em ascensão no mundo da literatura, assim como indicação para o “John Leonard Prize”, da National Book Critics Circle.

Desde 2014, quase todos seus contos já haviam sido publicados e premiados nos meios literários de reconhecimento internacional, como o “Commonwealth Short Story Prize for Africa”, The New Yorker e Harper’s Magazine.

 

LEIA UM POUCO DO LIVRO

 “Meu pai deu uma risada áspera e alta, e então se aquietou, olhando para o tabuleiro. Ele ficou parado por tanto tempo que eu já não sabia se ele estava contemplando sua próxima jogada ou se essa era a gênese de mais uma das suas grossas camadas de silêncio que minha mãe passaria os próximos dias descascando. Quando eu já estava pronta para buscá-la, ele moveu a rainha na direção do meu rei e continuou.

– Eu fui açoitado tantas vezes que as minhas costas pareciam purê de tomate. E aí eles me enterraram na areia por três dias. Depois disso, eu nunca mais tirei os olhos da minha arma. Xeque-mate.”

(Extraído do conto Histórias de guerra)

***

“Quando as enchentes tinham começado a engolir as Ilhas Britânicas, eles pediram socorro à Biafra, um pedido que foi atendido. Termos foram criados e trocas equivalentes de trabalho foram contratadas. Mas enquanto uma mão se estendia pedindo ajuda, a outra segurava uma faca. Depois de chegarem ali, os britânicos tinham exigido terras próprias e um governo próprio e separado. Um acordo – incentivado pela ameaça britânica de atacar com armas biológicas – resultou na Aliança Biafra-Bretanha. Terras compartilhadas, governo compartilhado, problemas compartilhados.”

(Extraído do conto O que acontece quando um homem cai do céu)

***

“Eu comecei a passar a maior parte do meu tempo lá fora, arrancando limões do limoeiro, escrevendo no carro empoeirado da minha mãe, descansando na sombra com os lagartos. Quando o portão dos Ajayis rangia, eu corria e espiava por uma fresta no metal. Às vezes era o marido ou a mulher saindo, às vezes era o cara que cuidava dos cachorros, mas na maior parte das vezes era a Mayowa, desfilando a caminho da escola ou do mercado ou da farmácia. Ela andava como se a terra girasse conforme os seus passos. Eu gostava de pensar que se ela soubesse que eu estava ali, ela viraria e acenaria.”

(Extraído do conto Redenção)

***

EDITORA KAPULANA – A Kapulana é uma editora voltada para a publicação e divulgação da literatura de autores nacionais e internacionais, que tem como objetivo ampliar e apresentar as diversas linguagens literárias aos leitores brasileiros. Atualmente, o catálogo da editora é composto por livros de ficção e científicos, para adultos e crianças, em prosa e poesia. Os escritores, ilustradores e colaboradores são de países como Brasil, Angola, Moçambique, Nigéria, Portugal, Quênia e Zimbábue.

*******

O que acontece quando um homem cai do céu

Autora: Lesley Nneka Arimah

Título original: What it means when a man falls from the sky

País de origem: Reino Unido, 2017

Tradução: Carolina Kuhn Facchin

Editora Kapulana

Ano: 2018

Formato: Brochura

ISBN: 978-85-68846-36-0

Páginas: 168

Preço: R$ 39,90

 

Em pré-venda nas seguintes livrarias:

Amazon.com.br: https://amzn.to/2HLIdGN

Livraria Cultura: https://bit.ly/2JFX6QV

Martins Fontes Paulista: https://bit.ly/2yim6sa

Livraria da Travessa: https://bit.ly/2JUgtog

Cia dos Livros: https://bit.ly/2y92Xc4

Livraria Mundo da Leitura: https://bit.ly/2JVcYhq

Fnac: https://bit.ly/2t8Y8cJ

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *