Teatro de rua é ensinado gratuitamente na periferia de Poços de Caldas

Teatro de rua é ensinado gratuitamente na periferia de Poços de Caldas

CEU das Artes, na zona leste, é o primeiro espaço a receber os encontros dirigidos pelo ator Valber Rodrigues

A partir do próximo dia 28 de maio tem início o projeto Teatro em Jogo: Lugar de arte é na rua”, no CEU das Artes, no bairro Itamaraty, em Poços de Caldas (MG). Com aulas livres e abertas ao público. A iniciativa é gratuita.

Idealizado pelo ator Valber Rodrigues, a proposta tem como objetivo tornar a arte – especialmente o teatro – mais acessível  ao público de forma geral. A ideia é, segundo ele, ocupar os espaços públicos da cidade com cultura. “Queremos ressignificar os espaços como praças, centros culturais, entre outros, a fim de criar novos pontos de cultura, principalmente nos bairros mais distantes e periféricos de Poços de Caldas”, comentou o idealizador do projeto.

De acordo com ele, a ideia é, a longo prazo, construir espaços de formação, pesquisa e aperfeiçoamento da linguagem teatral para os cidadãos locais. As oficinas serão divididas entre teoria e prática, estimulando os inscritos a aproximarem-se dos temas do teatro contemporâneo. “Almeja-se com isso que a reinvenção e o aperfeiçoamento dos artistas locais, como também a acessibilidade e o primeiro contato com a linguagem aos interessados sejam estimulados e potencializados”, acrescentou Valber Rodrigues, que é bacharel em teatro pela Universidade Cândido Mendes – RJ e artista de rua desde 2011.

São referências para as oficinas os artistas pesquisadores Jacques Lecoq, Ariane Mnouchkine, Richard Schechner, Antônio Nobrega, Fabianna de Mello e Souza, Eduardo Vaccari, entre outros.

 

Ações

Com início em maio, serão realizadas neste ano, cinco oficinas de teatro em cinco diferentes praças da cidade, nas regiões leste, sul, oeste e centro. Cada uma delas terá carga horária de 20h divididas em cinco encontros de quatro horas cada. As oficinas atenderão até 35 participantes por região, que receberão certificado de participação ao término das aulas. A classificação indicativa é para pessoas maiores de 14 anos.

“A pretensão e o desejo de concretização deste trabalho são configurados na ânsia por despertar em seus participantes o interesse pela pesquisa da linguagem e suas variáveis. Através do embate entre o fazer teatral e a apropriação e ressignificação do espaço público, espera-se que os participantes sejam estimulados a criar obras artísticas genuínas e coerentes com contexto social do qual fazem parte. Como a arte contemporânea se pauta pelo “work in progress”, é imprescindível para a cultura que os artistas estejam constantemente em pesquisa e reinvenção. Nesse sentido, portanto, o projeto ‘TEATRO EM JOGO: Lugar de arte é na rua’ colabora substancialmente com a cultura de Poços de Caldas”, enfatizou Valber Rodrigues.

O projeto

Esta é a primeira vez que o ‘TEATRO EM JOGO: Lugar de arte é na rua’ ocorre em Poços de Caldas. A ação tem patrocínio do DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Poços de Caldas.

Serviço – As oficinas têm início no próximo dia 28 de maio das 14h às 18h na Praça de Esportes e Cultura CEU (Cras) no bairro Jardim Itamaraty 5, na zona leste. As inscrições são feitas no local. Mais informações pelo e-mail contatovalber@gmail.com ou pelo telefone/What´sapp (21) 96981-1043.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *