Teatro de bonecos ‘Antes que esfrie’ mostra velhice de modo lúdico e sinestésico

Peça de Gabriel Sá volta aos palcos do Espaço Cultural da Urca no próximo sábado (17)

Glória conta sua história através de memórias e no meio de uma colcha imaginária de lembranças emociona e faz rir o público. Esta é a sinopse do espetáculo “Antes que esfrie” que tem Glória como personagem central e estará em cartaz no Teatro Benigno Gaiga, no Espaço Cultural da Urca, no próximo sábado (17) às 20h30. Será a segunda vez que a peça, encenada pelo ator Gabriel Sá, é apresentada em Poços de Caldas.

“Antes que esfrie”, escrita por Gabriel Sá e Tolentino Ferraz, que também assina a direção, utiliza a linguagem do teatro de bonecos para contar a história de uma idosa chamada Glória. Traz a técnica da manipulação direta de boneco. O texto, interpretado na voz de Marli Marques, fala de velhice, tempo, solidão e morte, de um modo lúdico e sinestésico, ou seja, provoca sensações distintas no público, ao relacionar aspectos universais do cotidiano e da vida, com os quais, de uma maneira ou de outra, todos se identificam.

Glória vive em uma casa cercada por objetos pessoais e utensílios domésticos. Através deles, são revelados memórias e afetos que transcendem o espaço e o tempo. O café, bebida essencial para ela, faz o papel de elemento narrativo. Seu preparo evoca sentimentos e reflexões acerca da condição humana e da passagem do tempo.

A personagem, apesar de ter uma idade avançada, se mostra espirituosa ao lidar com os seus fantasmas. Sua força se revela no olhar de quem viveu muito e tem muitas histórias guardadas. A ausência de familiares, não a impede de se relacionar com a plateia como sua própria família, em momentos descontraídos e cômicos. Essa relação personagem e público tende a se tornar mais próxima no desenrolar do espetáculo, resgatando o aspecto transformador do teatro.

Assim, aos olhos atentos dos expectadores pequenos segredos vão sendo revelados através de sorrisos no canto da boca, olhos marejados, inquietudes guardadas no coração de todos que amaram. Vale a pena conferir e se emocionar com a história de Glória que enche a vida de esperança.

Serviço:

o quê: “Antes que esfrie”
quando: sábado (17) às 20h30
onde: Teatro Benigno Gaiga (Espaço Cultural da Urca)
ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira)

Antecipados:

– Bricolé (Rua São Paulo, 140)

– Aventurina (Rua Junqueiras, 617)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: