Documentário “Pelas Margens” é exibido na Câmara Municipal de Poços de Caldas, MG

Documentário "Pelas Margens" é exibido na Câmara Municipal de Poços de Caldas, MG

Filme independente de Jéssica Balbino será exibido no próximo dia 15 às 19h com entrada gratuita

Parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher – celebrado em 08 de março – a Câmara Municipal de Poços de Caldas exibe na próxima quinta-feira (15) ás 19h o documentário “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica”, com direção e produção da jornalista poços-caldense Jéssica Balbino. A entrada é gratuita e após a exibição do documentário haverá uma roda de conversa.

O filme, premiado pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais tem 66 minutos e foi feito de maneira independente e apresenta um recorte da participação feminina na literatura marginal/periférica brasileira nos últimos 15 anos. Nele, 19 mulheres que escrevem suas próprias histórias e são as protagonistas deste universo poético, cheio de incômodos e lirismos, contam suas vivências nos saraus, slams (campeonatos de poesia falada) e no meio editorial.

De acordo com a diretora, o filme é um panorama da literatura contemporânea brasileira feita às margens contado a partir destas vozes femininas.

As mulheres entrevistas debatem o machismo no mercado editorial, nos bares onde ocorrem os saraus, nos slams, nos transportes, em tudo, mas sempre permeado pela poética e força destas representantes literárias”, disse Jéssica Balbino.

O documentário é resultado de uma pesquisa de anos da jornalista, que durante o mestrado em comunicação, debruçou-se sobre a produção literária contemporânea de mulheres, criando um blog para tratar do tema, um mapeamento das mulheres que fazem literatura marginal e o material audiovisual.

Participam do filme as escritoras: Elizandra Souza, Mel Duarte, Luz Ribeiro, Juliana Bernardo, Aline Binns, Roberta Estrela D´Alva, Luiza Romão, Lu Sousa, Rose Dórea, Viviane de Paula, Jenyffer Nascimento, Raquel Almeida, Ryane Leão, Anna Zepa, Eveline Sin, Janaína Moitinho, Lunna Rabetti, Michele Santos e Débora Garcia.

Serviço
O quê: Exibição do documentário “Pelas Margens”
Quando: quinta-feira (15) às 19h
Onde: Câmara Municipal de Poços de Caldas
Endereço: R. Junqueiras, 454 – Centro
Informações: www.margens.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *