Março é o mês da mulher a melhor demonstração de respeito é a remuneração pelo nosso trabalho

Março é o mês da mulher a melhor demonstração de respeito é a remuneração pelo nosso trabalho

Conheça 10 regras para a hora de convidar mulheres – especialmente negras – para seus eventos 

Em março são inúmeros os convites  para que as mulheres possam se apresentar em diversos espaços  culturais, para comemorar o Dia Internacional da Mulher, estes convites  raramente são feitos durante os demais meses, visto que boa parte de programadores, pesquisadores e coletivos acham normal que não se tenham mulheres nas suas indicações para contratação para diversos temas em que podemos mencionar nossos pontos de vista. Por estes dias foi publicada uma matéria no qual a diva Viola Davis mencionava a diferenciação de pagamento para atrizes negras em Hollywood, mesmo tendo a mesma qualificação e projeção de outras atrizes brancas. Com este exemplo, demonstra que quando passa a barreira de ser lembrada, vem a diferenciação do cachê, ajuda de custo ou pró-labore como se costumam chamar.

Diante disso desta situação, criei algumas regras básicas para quando for convidar uma mulher, sobretudo as mulheres negras:

  1. Quando pensar em convidar uma artista mulher negra, pense sempre nas condições básicas, que vai oferecer para ela sair de casa, como TRANSPORTE, ALIMENTAÇÃO e CACHÊ (AJUDA DE CUSTO), sim estes três elementos são fundamentais e indispensáveis, nunca convide se não tiver o TAC ou TAA.
  2. Se for escritora, pesquisadora ou cantora, se ela tem livro, CD ou outros produtos à venda, tal prática não é considerada cachê, já que esta mulher teve um custo e investimento que raramente são recuperados, especialmente quando a produção é independente, o que é quase uma regra.
  3. Podemos ser amigas, posso te adorar, mas da mesma forma que esta procurando melhorar seu trabalho, também estamos tentando melhorar o nosso, nunca convide sua amiga querida e artista sem ter as três condições básicas mencionadas no item 1.
  4. Se for Instituição, Escolas, Bibliotecas, ONGs não passem vergonha e no primeiro contato já mencione o item 1, não espere a artista ter que perguntar sobre as condições mínimas de aceitação do convite.
  5. Aprendi que militância negra é primeiro se manter viva, então tenho cumprido este requisito essencial. As demais coisas que fazem parte do processo de ser militante, ativista, agitadora, articuladora ou qualquer dessas nomenclaturas se for por livre e espontânea vontade são grátis, se for convite, é indispensável o item 1 ( TAC ou TAA).
  6. Refeição, estacionamento e café não são pagamentos.
  7. Convidar a artista negra para divulgar o seu trabalho também não atende os requisitos do item 1 e com redes sociais não passe vergonha a artista negra já se divulga, pode até pagar um patrocínio para aumentar as curtidas.
  8. Não passe vergonha pedindo Livros ou CD de doação para artistas negros, organize uma vaquinha com seus coleguinhas e compre o produto.
  9. Estamos disponíveis o ano inteiro para todas as temáticas (im) possíveis que um ser humano completo e complexo pode desenvolver, pense que sobrevivemos ao maior crime da humanidade, temos muitas coisas interessantes para contar…
  10. Produtoras, programadoras culturais principalmente as mulheres que estão na maioria desses cargos nas instituições é sério que vocês só conseguiu uma mulher para participar da mesa que tem 4 a 5 vagas, ou todas as mulheres consultadas estavam com as agendas indisponíveis, lembrem-se se passar na sua mente nos convidar artistas e escritoras negras, nunca esqueça o item 1, nos convide com antecedência, ou você não sabe que sabemos que fomos convidadas de última hora para “parecer” politicamente correta…

Por hoje, 10 itens está bom…

Bem-vindas ao Mês Internacional das Mulheres!!!!

Psiu: TAC e TAA sempre sem exceções!!!

Elizandra Souza é jornalista, poeta e perfumadora botânica. Criadora do projeto Mjiba, já publicou "Águas da Cabaça", "Punga" e editou "Pretextos de Mulheres Negras"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *