Torneio de slam em duplas abre inscrições nas cinco regiões do Brasil

Torneio de slam em duplas abre inscrições nas cinco regiões do Brasil

Estão abertas as inscrições gratuitas para SLAM BRASIL QUE O POVO QUER, um torneio nacional de poesia falada em dupla. O evento acontecerá nas cinco regiões do Brasil. A iniciativa é da Fundação Perseu Abramo através do projeto da frente Iniciativa Periferias. A modalidade em duplas não é inédita, porém, pouco difundida no Brasil, daí a ideia de criar o evento.

Conforme o coordenador do evento, o slammaster Emerson Alcalde, as seletivas estão programadas para acontecer nas regiões norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste. Cada etapa será realizada respectivamente nas cidades de Rio Branco (AC), Salvador (BA), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

“Com esta ação, vamos ampliar ainda mais o slam, já que iremos até estes locais, como por exemplo, o Acre. Além disso, divulgaremos para um público grande. E temos ainda a questão política, já que iremos debater temas relacionados ao futuro”, destacou.

Alcalde também compõe uma comissão que percorrerá todas as regiões, também acompanhado de uma coordenadora. Estão na equipe também Cristina Adelina de Assunção (do Slam da Guilhermina), na coordenação setorial, Mariana Félix (do Prosa Poética), coordenadora responsável pela atividade de slam na região centro-oeste, Patrícia Meira (Sarau da Deusa), coordenadora responsável pela região nordeste e Roberta Estrela D´Alva (ZAP! SLAM), coordenadora resposnável pela região norte.

Cada região terá ainda um coordenador local, responsável por produzir um slam em dupla na cidade ou região, viabilizar espaço, estrutura, fazer a articulação local e a divulgação para os poetas participantes e também para o público. Nestes locais estão responsáveis Claudio Junior (Slam Acre), em Rio Branco, Evanilson Alves (Slam Deixa Acontecer), no nordeste, Meimei Bastos (Slam Q´Brada), no centro-oeste, Shaiana Souza (Slam Peleia), no Rio Grande do Sul e Emerson Alcalde (Slam da Guilhermina), no sudeste.

A final está marcada para o próximo dia 28 de abril em São Paulo, com uma dupla de cada região. A premiação será a publicação de uma antologia exclusiva do slam e um DVD com as poesias das duplas finalistas, além de um troféu.

A seletiva do sudeste acontecerá no dia 10 de março de 2018 a partir das 18h na praça da Estação São Bento do metrô, em São Paulo.

Entenda o que é um slam
Os slams são campeonatos de poesia falada. Normalmente, os participantes têm até três minutos para apresentarem sua performance – uma poesia de autoria própria, sem adereços ou acompanhamento musical. Surgiu em Chicago, em 1984, através de um trabalhador da construção civil, Marc Kelly Smith. Atualmente no Brasil existem quase 100 campeonatos de poesia espalhados em diferentes estados. Mais informações podem ser encontradas na reportagem 360º: O Slam

Serviço – o formulário para inscrições está disponível no link http://bit.ly/slamduplabr

Jéssica Balbino

Jéssica Balbino é editora do Margens, acredita que pode transformar o mundo em um lugar melhor por meio das narrativas. É jornalista, mestre em comunicação pela Unicamp, criadora do Margens, pesquisadora de literatura marginal, possui mais de 10 anos de experiência em reportagem e edição. Viciada em café, pimenta e livros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *