Curso sobre mulheres na literatura marginal/periférica é ministrado em Curitiba

Ebulição Marginal recebe Jéssica Balbino para curso sobre literatura feita por mulheres na próxima quarta-feira (9) 

Pela primeira vez, a cidade de Curitiba (PR) recebe, na próxima quarta-feira (9) o curso “Pelas Margens: vozes femininas na literatura periférica”, mediado pela pesquisadora Jéssica Balbino, que participa do evento Ebulição Marginal | mulheres à margem resistem.  A aula acontece das 13h30 às 17h30 na Casa da Leitura Wilson Bueno | Portão Cultural. As vagas são limitadas. O valor é de R$ 40 e haverá certificado. Também serão doadas bolsas a integrantes de projetos culturais e sociais da cidade. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail ebulicaomarginal@gmail.com 

O curso, que teve a primeira versão online e durou seis semanas, será feito em uma versão reduzida, onde a jornalista vai apresentar dados da pesquisa feita entre os anos de 2014 e 2016 na Unicamp, em Campinas (SP), sobre quem são as mulheres da literatura marginal no Brasil.

Jéssica Balbino ministra curso sobre pesquisa feita desde 2014 (foto: Luciana Faria)

Na aula, segundo a jornalista, que é também produtora cultural, será trabalhada a história da literatura marginal/periférica no país, partindo da primeira publicação da escritora Carolina Maria de Jesus, com “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, lançado em 1960, passando pelas impressões no início do século, como a revista Caros Amigos – Literatura Marginal, atos I, II e III, até o presente momento, em que as mulheres organizam os próprios coletivos, as próprias publicações e destacam-se não apenas no mercado editorial brasileiro, mas também mundo afora.

“O curso apresenta algumas reflexões que pretendem discutir como se dá a literatura marginal/periférica feita por mulheres e busca responder, na prática, quem são estas mulheres, o que elas fazem, como começaram a escrever, que saraus, slams e espaços frequentam e sobre o que escrevem. Travamos discussões para entender como se dá a literatura marginal e como as mulheres constituem vozes plurais nessa polifonia que reporta e escreve a própria história partindo das periferias e margens para o centro”, disse.

O evento Ebulição Marginal
Estabelecer pontes entre essas periferias é o objetivo da quinta edição do Ebulição Marginal, cujo tema de discussões neste ano é a arte produzida e fomentada por escritoras, cantoras, atrizes, mediadoras e pesquisadoras.

Ebulição Marginal tem programação que destaca mulheres na literatura marginal/periférica

Realizado em Curitiba entre 7 e 12 de agosto, o evento promoverá ações descentralizadas com o intuito de atingir uma audiência que não está acostumada a encontros literários e, com isso, desmistificar a ideia da literatura como arte restrita. Para tanto, os encontros, gratuitos, serão realizados no Centro da Juventude Eucaliptos (antigo Portal do Futuro Boqueirão) e no Portão Cultural, alcançando público de colégios estaduais, instituições sociais e da comunidade em geral.

Contando com a população dos bairros onde serão realizadas as atividades e aberto a toda a cidade, a iniciativa busca desempenhar um papel mais ativo no desenvolvimento de jovens críticos e protagonistas, garantindo o acesso democrático à arte por meio de rodas de leitura e de conversa, exposições, varal de rimas, oficinas, debates e apresentações.

Pelas Margens
Se as múltiplas expressões artísticas são a marca da iniciativa, ela se tornará ainda mais plural com a presença da escritora e jornalista mineira Jéssica Balbino, responsável pelo
projeto “Margens”, que mapeia as escritoras marginais e periféricas do Brasil. Autora dos livros Traficando Conhecimento (Aeroplano, 2010) e Hip-Hop: A Cultura Marginal (Independente, 2006), Jéssica vem a Curitiba especialmente para o Ebulição Marginal e participa da mesa redonda “A Voz das Mulheres”, ao lado de Andréia Gavita (Coletivo Marianas) e Diamila Medeiros.

Programação

8 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)
Mesa Redonda “A Voz das Mulheres”
Com Jessica Balbino (Portal Margens) e Andréia Gavita (Coletivo Marianas)
Mediação de Diamila Medeiros
Centro da Juventude Eucaliptos – Auditório
19h
Gratuito

9 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)
Curso “Pelas Margens: Vozes Femininas na Literatura Periférica”
Com Jessica Balbino
Casa da Leitura Wilson Bueno | Portão Cultural
Das 13h30 às 17h30
Vagas limitadas (ebulicaomarginal@gmail.com)
R$ 40

Serviço  Mais informações podem ser obtidas no https://www.facebook.com/ebulicaomarginal/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s