Débora Garcia realiza intervenção poética em seminário sobre gênero

Evento pauta igualdade de gênero na educação e liberdade de expressão na PUC e conta com performance da artista

Com poemas sobre gênero e educação, a poetisa Débora Garcia faz a abertura do Seminário Igualdade de Gênero na Educação e Liberdade de Expressão nesta quarta-feira (31) às 19h na PUC de São Paulo (SP).

O evento reúne um conjunto de organizações para discutir violência de gênero e políticas educacionais, tendo, inclusive, enviado à Organização das Nações Unidas (Onu) informações para a Revisão Periódica Universal do Brasil, chamando a atenção sobre a situação do país no que diz respeito ao direito humano à educação.

Para a poetisa, que fará poemas durante o encontro, este é um momento delicado na sociedade, especialmente a brasileira por causa do avanço e fortalecimento de setores conservadores, que agem institucionalmente para barrar a discussão de gênero nas escolas. “Não é possível imaginar uma sociedade livre do machismo, do sexismo, da violência motivada pelas questões de gênero, se esses temas não forem amplamente discutidos nas escolas, que ainda são responsáveis pelo processo de formação dos nossos cidadãos. Se as escolas não discutirem amplamente as questões de gênero formarão consequentemente cidadãos violentos e intolerantes. E eu acredito que a poesia é uma ferramenta importante para mediar esses processos”, destacou.

Ainda durante o evento será promovido o livro “Gênero e Educação: fortalecendo uma agenda para as políticas públicas educacionais”, que reúne um conjunto de artigos resultantes de projeto desenvolvido entre 2014 e 2016 pela Ação Educativa em parceria com as organizações CLADEM – Comitê da América Latina e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher, ECOS – Comunicação em Sexualidade e Geledés – Instituto da Mulher Negra. Além das quatro organizações da sociedade civil, a coedição da publicação contou com a participação do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas.

O seminário conta também com a participação da reitora Maria Amalia Pie Abib Andery, de Silvia Pimentel (Clínica de Direitos Humanos PUC-SP), de Deborah Duprat (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão/MPF), de Denise Carreira (Ação Educativa), de Suelaine Carneiro (Geledés), de Sylvia Cavasin (Ecos), de Ana Rita Prata (Nudem – DPE/SP) e de Ingrid Leão (Cladem).

 

Serviço
O quê: Seminário Igualdade de Gênero na Educação e Liberdade de Expressão
Quando: 31 de maio de 201
Onde: Tucarena (PUC- SP)
Endereço: Entrada pela Bartira, esquina com Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes, São Paulo – SP.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas neste link

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s