Mel Duarte lança audiolivro e amplia acesso à poesia periférica

A própria poeta narrou os poemas contidos na obra “Negra Nua Crua” e faz evento gratuito na Blooks Livraria 

Como forma de valorizar a oralidade e a palavra falada, a poeta Mel Duarte lança no próximo dia 19 de abril às 19h o audiolivro “Negra Nua Crua”, por meio de uma parceria entre a editora Ijumaa e a Tocalivros. O evento ocorre na Blooks Livraria, no shopping Frei Caneca, com entrada gratuita.

O audiolivro possui mais de 30 faixas, todas narradas pela própria Mel Duarte. A ideia é aproximar ainda mais o público. Durante 51 minutos de áudio, Mel empresta a voz aos próprios escritos, que no livro impresso foram divididos em três capítulos em versos que retratam as inquietações, provocações, sensações, angústias e prazeres da vida pela ótica de uma mulher negra.

Gravação do material foi feita através de parceria entre as editoras Tocalivros e Ijumaa.
(foto: Jéssica Balbino)

“O audiolivro é um material diferente e que completa o livro impresso. A pessoa pode ouvir no carro, enquanto está no trânsito, em casa, no celular, enfim, em diferentes plataformas e o mais bacana é que é também um produto inclusivo, possibilitando que a poesia também seja ouvida por pessoas com deficiência visual. Recentemente eu estava em um evento e um coordenador de uma instituição para deficientes visuais adquiriu um audiolivro para trabalhar a minha poesia com o pessoal. Fiquei extremamente honrada e feliz, porque senti que não é apenas um produto, mas uma forma de aproximação das pessoas por meio da poesia”, declarou.

A gravação ocorreu no estúdio da Tocalivros, que tem se especializado em transformar obras da literatura em obras sonoras. Este é o primeiro livro de poesia de uma mulher da literatura marginal/periférica transformado em audiolivro. “Foi uma experiência nova, muito gostosa. Foi bom para eu ficar me ouvindo e entender como posso melhorar, além de ver nessa oportunidade uma maneira de ampliar o acesso ao meu trabalho. O audiolivro é uma sacada genial e ao mesmo tempo muito simples. Eu adorei a experiência e acho que é um recorte novo e bacana para a poesia”, destacou Mel Duarte.

A editora lembra que este é um segmento novo, já que o livro é também o primeiro de poesia a ser feito. “Este é um segmento novo na Tocalivros, que é sobre poesia moderna e quando eu te vi declamando, pensei: as pessoas precisam levar a Mel [Duarte] no bolso, no ouvido”, disse Clayton Heringer, produtor artístico da editora.

Agora, em parceria, eles preparam um lançamento do audiolivro, que contará com um bate-papo e apresentação de alguns poemas  da autora.

O audiolivro
O audiolivro pode ser baixado no site da editora . A amostra de audição pode ser conferida aqui. Um pouco dos bastidores também pode ser visto no vídeo.

Serviço
O quê: Lançamento do audiolivro “Negra Nua Crua”
Quando: 19 de abril às 19h
Onde: Blooks Livraria | Shopping Frei Caneca
Ingresso: gratuito
Classificação: livre
Informações: www.fb.com/melduartepoesia

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s