Escritoras ministram curso sobre literatura negra feminina no Sesc Jundiaí

Elizandra Souza e Carmen Faustino falarão sobre o protagonismo de mulheres negras na literatura 

No próximo sábado (15) as escritoras Elizandra Souza e Carmen Faustino dão o curso de formação “Mjiba – Semeando a Literatura Negra Feminina” no Sesc Jundiaí às 15h com entrada gratuita. A atividade é parte do ciclo Encontro de Autoras: Literatura Negra Periférica, que acontece durante todo o mês de abril na unidade, com “Expressões Afro e Literatura“.

A ação será desenvolvida e vivenciada com as poetas,  que vivem na periferia sul da capital de São Paulo e atuam em várias iniciativas socioculturais e com textos e poesias presentes em diversas antologias e publicações.

O encontro foi pensado a partir das escritas literárias de mulheres negras periféricas e os participantes terão a oportunidade de vivenciar momentos de reflexão e ludicidade, envolvendo leitura, reflexões e bate-papo sobre o universo da Literatura Negra Feminina. Como finalização de cada encontro, os participantes serão convidados a produzir e apresentar as próprias criações literárias.

Ainda no encontro, as autoras vão contar um pouco sobre as próprias vivencias e falar sobre a importância do protagonismo e representatividade das mulheres negras na perpetuação da própria história.

Elizandra Souza e Carmen Faustino realizam curso sobre literatura negra feminina no Sesc Jundiaí
(foto: Arquivo Pessoal)

Sobre as autoras

Carmen Faustino é poeta e escritora, arte-educadora. Escreveu publicações para “Mulheres líquido – os encontros fluentes do sagrado com as memórias do corpo terra”, de Capulanas Cia de arte negra, “Feminina – Periferia, um pedaço da África” do coletivo Herdeiras de Aqualtune e “Pretextos de Mulheres Negras” do coletivo Mjiba em 2013.

Elizandra Souza é escritora e jornalista. Co-autora de Punga, Edições Toró, autora do livro de poesias “Águas da cabaça” e organizadora da antologia “Pretextos de Mulheres Negras” e “Terra Fértil”, de Jenyffer Nascimento, que traz a experiência e a estética da produção literária que condensa periferia, negritude e feminismo.

Inscrições

Há 25 vagas para o encontro. As inscrições devem ser feitas no Sesc Jundiaí. O curso é gratuito.

Serviço
O quê: Mjiba – Semeando a Literatura Negra Feminina
Quando: sábado (15) às 15h
Onde: Sesc Jundiaí
Ingresso: gratuito
Informações:  Página do Evento

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s