Livreto ‘Partida’, de Marília Rossi, vira peça de teatro em Poços, MG

Intervenção ‘O que te cabe?’ encenada pela atriz Évila dos Anjos estreia nesta sexta-feira (19)

Com 30 páginas, o livreto ‘Partida’, da pedagoga, poeta e artista poços-caldense Marília Rossi, de 27 anos, tem lançado marcado para esta sexta-feira (29) na Estação da Fepasa, em Poços de Caldas (MG).  O evento será acompanhado por uma intervenção teatral feita pela atriz Évila dos Anjos, batizada como “O que te cabe?”. A entrada é gratuita.

Os textos, escritos entre 2013 e 2014 e publicados na página da autora, inspiraram Évila a criar cenas sobre as viagens, saudades, partidas e chegadas. Feito de maneira artesanal, com colagens e recortes, a partir de gravuras de revistas, fotografias pessoais e objetos. Segundo a autora, a montagem manual garante identidade ao projeto gráfico da obra.

Évila dos Anjos encena 'O que te cabe?' em Poços, MG (foto: Helen Muniz)
Évila dos Anjos encena ‘O que te cabe?’ em Poços, MG (foto: Helen Muniz)

“É claro que é possível fazer tudo digitalmente, mas eu gosto que tenha a minha cara, a minha identidade, um pouco de mim no livreto, então, optei por fazer coisas artesanais, fotografar, recortar, colar e transformar o livreto em algo bem pessoal”, contou Marília.

Mas, a ideia de reunir os textos em um livreto só veio depois do olhar da atriz Évila, que dedicou um tempo para ler e reler o que estava na internet e sentiu vontade de criar algo sobre aquilo. “Foi quando me aguçou a vontade de colocá-los em cena, de poder experimentar esta diversidade de sentimentos que me foram despertados quando pude lê-los. Os textos escolhidos foram os que exprimem particularidades dela, mas que ainda sim, recaem sobre mim, onde de alguma forma retratam essências humanas, memórias, sensações, chegadas e partidas”, contou Évila.

A atriz então criou a intervenção e batizou como “O que te cabe?”, a partir da intenção de despertar o olhar perante os caminhos e transições. “Particularmente sempre me refiro a esta intervenção como um presente para Marília. O que guardamos às vezes pesa, às vezes mexe. A mala é um reflexo da vida. O que te cabe?”, acrescentou.

Para a autora, que já publicou também o livreto “Transe”, em 2015, a descoberta dos textos pela atriz refrescou a leitura e organização do material.

Evento terá também lançamento do livro 'Partida', de Marília Rossi (foto: Helen Muniz)
Evento terá também lançamento do livro ‘Partida’, de Marília Rossi (foto: Helen Muniz)

“Quem descortinou o tema e garimpou alguns dos textos entre vários outros poemas e prosas foi a Évila, enquanto lia os escritos. Percebendo a recorrente temática, teve a ideia da peça e entre encontros, conversas e resgate de mais alguns poemas, surgiram a esquete teatral e o livreto”, acrescentou Marília.

Serviço

O quê: Lançamento do livro ‘Partida’ e intervenção ‘O que te cabe?’
Quando: sexta-feira (29) às 19h30
Onde: Estação Fepasa
Endereço: Avenida João Pinheiro, s/n, Centro
Ingresso: Gratuito
Informações: https://www.facebook.com/events/1669209216665219/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s